Breda Rio Transporte e Turismo |
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Slogan | "Uma declaração de amor ao rio, só faz quem conhece!" |
Tipo | Privada |
Fundação | 1959 |
Sede | Brasil |
Pessoa(s) chave | Álvaro Lopes |
Produtos | Transporte urbano de passageiros, turismo e fretamento. |
Website | http://www.bredario.com.br/ |
Breda Rio é uma empresa brasileira de transporte de passageiros e fretamento da
cidade do Rio de Janeiro.
Até o ano de 2010 foi atuante no sistema de transportes coletivos da cidade, sendo substituída pela City Rio Rotas Turísticas (empresa do Grupo Breda Rio, assim como
Algarve,
Andorinha Rio e
Rio Rotas), após licitação de todas as linhas urbanas do Rio de Janeiro. De acordo com ranking elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes, divulgado em
10 de março de
2010[1], a empresa, quando atuante no segmento de coletivos urbanos, foi considerada a pior empresa de ônibus do município, com 35,53 pontos, acima do ponto de corte de 13,69 pontos
[2].
A empresa encerrou suas atividades no segmento de transportes coletivos, com sua imagem abalada devido ao mau estado de conservação de alguns veículos, além de total falta de limpeza e dedetização.
Ainda hoje a Breda Rio é atuante no segmento turístico e de fretamento.
Fundada em
1959 no setor de
turismo inicialmente em
São Paulo, e no Rio de Janeiro se consagrou como uma das mais antigas operadora de turismo da cidade. A empresa, na condição de vendida em
1990 para família do grupo
Constantino, a sua
filial do Rio não foi vinculada e dá início então a mais uma separação da corporação Breda pelo
Brasil, a Breda Rio Transportes e Turismo, tal como tinha sido foi antes com as filiais Breda em
Sorocaba e a da
Bahia(extinta), todas com administrações distintas num processo parecido. No setor urbano do Rio, a Breda Rio surge em
1995 operando a maior parte das linhas diametrais e uma auxiliar da
Auto Diesel.
Logo em seus primeiros anos, a primazia pela qualidade e exclusividade foram marcas da empresa. Muitas inovações de sucesso, algumas outras, imperceptíveis aos passageiros, a deixa destacada nacionalmente. Destas podemos destacar a chegada do primeiro ônibus urbano com
ar-condicionado do Brasil, a primeira no uso de piso tipo
taraflex anti-derrapantes, vistas eletrônicas e
telefonia celular a bordo até
1997. A Breda Rio, sempre diferente, rompia a tradição dos uniformes em tom azul claro dos rodoviários, agora brancos e com gravatas no estilo chamavam a atenção. Foi também pioneira no Estado do RJ ter ônibus com
piso baixo em
1998, entre outros detalhes que só ela trazia. Fora as raridades despercebidas e únicas nacionalmente como o 2° chassi L-113 produzido pela
Scania e os dois últimos ônibus legítimos da Ciferal, produzidos antes da aquisição pela
Marcopolo onde trazia um dos primeiros
Marcopolo Viale do Brasil no mesmo ano.
Outro caso foi o exemplo da maciça compra de mais de 60 Marcopolo
Torino 1999 com chassis
Mercedes Benz OF-1418 em única leva cujos chassis leves substituíram em totalidade chassis pesados, como
Scania L-113 e F-113,
Volvo B10M EDC, em 2004 e padronizava a frota. A mudança drástica iniciadas de uma só vez gerou alguns transtornos aos passageiros numa possível redução de custos, mas ainda sim, tais carros com um toque de design especial. E por volta desta época tornava-se um grupo, onde foram incorporadas as empresas Expresso Mangaratiba, Viação Costeira,
Viação Andorinha (atual Andorinha Rio),
Transportes Zona Oeste, além das já controladas
Via Rio e a
Auto Diesel. Em 2010, assume com 51% do controle acionário da
Viação Ocidental. Em 2010, houve a fusão das empresas
Auto Diesel, Breda Rio (transporte urbano) e
Via Rio, para participação na licitação das linhas de ônibus da cidade do Rio de Janeiro, formando assim a City Rio e também a integração da
Viação Santa Sofia com a
Viação Ocidental, formando a
Rio Rotas que por sua vez tornou-se pertencente a
Andorinha Rio. A
Transportes Zona Oeste passa a chamar-se novamente Algarve, estando sob o antigo número de ordem da extinta Breda Rio.
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